quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BARREIRO VAI TER UMA NOVA PRAIA

A praia fluvial do Barreiro deve ser aberta ao público nos próximos 3 anos completamente renovada, em Alburrica na margem sul do Tejo, com uma vista privilegiada para Lisboa.
A intervenção deverá ser iniciada proximamente, mostrando assim uma das prioridades deste executivo camarário, na autêntica revolução que vai ser feita na zona ribeirinha da cidade, até ao ano de 2012, que prevê atrair cerca de 1 milhão de pessoas por ano para revitalizar e renovar a vida desta cidade, com um investimento de 11,2 milhões de euros.
O projecto elaborado pela Câmara do Barreiro para aquela praia ribeirinha do Tejo que se tem encontrado interdita a banhos, devido à degradação e poluição das águas, prevê o tratamento do areal de Alburrica e da Ponta do Mexilhoeiro, a para da recuperação das caldeiras e respectivas margens, com recurso ao tratamento dos lodos e outros sedimentos.
Quanto à poluição do rio a Estação de Tratamento de águas Residuais (ETAR), em construção, está praticamente concluída, pelo que brevemente os esgotos do Barreiro e da Moita, passam a ser devidamente tratados antes de serem descarregados no rio, o que garante uma melhoria da qualidade da água para banhos, naquela região do rio Tejo.
O projecto surge inserido na candidatura de Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica (REPARA), aprovada no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), aponta ainda para a recuperação dos moinhos de vento e de maré que se encontram na zona, sendo que neste último, irá ser criado um restaurante dirigido à degustação dos produtos regionais de Setúbal.

Sem comentários: