quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONDUZA EM SEGURANÇA NO INVERNO

Ao longo do ano os automóveis devem ser sujeitos a pequenas manutenções que devem ser reforçadas durante o Inverno, visto que durante esta estação aparecem sempre outros problemas.
Por outro lado o estado deplorável de conservação das estradas e as condições climatéricas devem ser factores determinantes no comportamento dos condutores.

ÓLEO
Com as diferenças de temperatura e a alteração das condições climatéricas, devem alterar-se alguns procedimentos no que diz respeito à manutenção dos automóveis.
O óleo, por exemplo, funciona como lubrificante e é um dos elementos essenciais ao bom funcionamento do veículo, pelo que deve ser alvo de uma atenção especial devido, aos problemas associados à viscosidade que surgem nessa altura.
Assim no Inverno deve preferir a utilização de óleos sintéticos que se mantêm mais fluídos a temperaturas baixas.

VISIBILIDADE
Para uma condução segura a visibilidade da estrada deve ser óptima, para isso deve retirar-se todo o gelo dos vidros e espelhos antes de iniciar uma viagem.
O sistema de aquecimento do carro é um bom aliado no combate ao embaciamento, garantindo com ele uma boa visibilidade.
A limpeza regular dos vidros, das partes internas e externas, facilita a visibilidade em dias de muito frio,, por outro lado deve evitar-se o uso dos limpa pára-brisas quando à gelo ou geada nos vidros para não danificar as borrachas e por vezes até os próprios vidros pára-brisas.

Sem comentários: