loading...

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Pensamentos de Clarice Lispector ( II )

Liberdade é pouco.
O que eu desejo ainda não tem nome.

Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu 
saberei se foi a falha necessária.

E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.

... estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. 
Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. 
Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.

 ... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer.
Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.
Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida.
Foi o apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi.
E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero.
Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.

Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.

Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca.

É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo 
de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo.

Não entendo.
Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como um simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender.
É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida.
É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco.
Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.

Sem comentários: