loading...

domingo, 18 de novembro de 2018

Pensamentos de Clarice Lispector ( V )

Saudade é como um pouco de fome:
só passa quando se come a presença.

Amar os outros é a única salvação individual que conheço: 
ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.

Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.

Me deram um nome e me alienaram de mim.

Eu sou mais forte do que eu.

Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!

Depois de toda luta e cada descanso, quero me levantar forte e pronta, como um cavalo novo.

Uns cosem pra fora, eu coso pra dentro.

Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então.

Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.

Divertir os outros, um dos modos mais emocionantes de existir.

Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. 
Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece.

Deve-se viver apesar de...

Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... 

Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? 
Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... 

Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. 
E você... O que pensa disso? 

Que desafio, hein? "... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."

Não, é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. 
Vivo de esboços não acabados e vacilantes. 
Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus.

Sem comentários: