Se grandes invenções ou descobertas, como o fogo, a roda
ou a alavanca, se fizeram antes que o homem fosse, historicamente,
capaz de escrever, também se põe como fora de dúvida que mais
rapidamente se avançou quando foi possível fixar inteligência
em escrita, quando o saber se pôde transmitir com maior fidelidade
do que oralmente, quando biblioteca, em qualquer forma, foi testamento
do passado e base de arranque para o futuro.
A livro se veio juntar arquivo, para o que mais ligeiro se afigurava;
e fora de bibliotecas ou arquivos ficaram os milhões de páginas
de discorrer ou emoção humana que mais ligeiras pareceram ainda,
ou menos duradouras.
Escrevendo ou lendo nos unimos para além do tempo e do espaço,
e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de
outros nos enriquece a nós.
Leia.
Milhões de homens, porém, no mundo actual estão incapacitados
de escrever e de ler, muito menos porque faltam métodos e meios
do que incitamento que os levante acima do seu tão difícil quotidiano
e vontade de quem mais pode de que seus reais irmãos mais dependam
de si próprios do que de exteriores e quase sempre enganadoras salvações.
Mais se comunica falando do que de qualquer outra forma;
o que nos dizem muitas vezes nos parece de nenhuma importância,
mas talvez tenha havido uma falha na atitude de escutar do que no
conteúdo do que se disse; porventura a palavra-chave estava aí,
mas estávamos distraídos, ou ansiosos por nós próprios falarmos;
e no vento fugiu, a outros ouvidos ou a nenhuns.
Ouça.
No tempo em que a antropologia ainda julgava que o homem
descendia do macaco notou-se, para os distinguir, que um,
mesmo no estádio mais primitivo, desenhava; o outro,
mesmo que antropóide superior, nem olhava o desenho.
Imagem nos veio acompanhando pela História fora, desde
as pinturas ou gravuras rupestres, cujo verdadeiro significado
ainda está por encontrar, até cinema ou televisão, sobre cujo
significado igualmente muitas vezes nos podemos interrogar
e que se tem de arrancar o mais depressa possível ao domínio do lucro,
da publicidade ou das propagandas ideológicas para que possam
cumprir, como nas formas mais antigas, a sua missão de iluminar,
inspirar e consagrar o mundo.
Imagem o cerca.
Veja.
Mas o que vê e ouve ou lê nada mais lhe traz senão matéria-prima
de pensamento, já livre de muita impureza de minério bruto,
porquanto antes do seu outros pensamentos o pensaram;
mas, por o pensarem, alguma outra impureza lhe terão juntado.
Nunca se precipite, pois, a aderir; não se deixe levar por nenhum
sentimento, excepto o do amor de entender, de ver o mais possível
claro dentro e fora de si; critique tudo o que receba e não deixe
que nada se deposite no seu espírito senão pela peneira da crítica,
pelo critério da coerência, pela concordância dos factos;
acredite fundamentalmente na dúvida construtiva e daí parta
para certezas que nunca deixe de ver como provisórias, excepto uma,
a de que é capaz de compreender tudo o que for compreensível;
ao resto porá de lado até que o seja, até que possa pôr nos pratos
da sua balancinha de razão.
A tudo pese.
Pense.
Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'
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