loading...

sexta-feira, 3 de julho de 2020

A gente pouco sabe e pouco pode

A gente pouco sabe e pouco pode.
Conhece apenas duas regras de higiene
(que o corpo se recusa a observar),
três de moral
(que o instinto se recusa a praticar),
e uma ou duas de civilidade
(que só a polícia muito limitadamente nos faz cumprir),
e pode apenas o que pode um bicho
solicitado por um tropismo fundamental.
Mas que maravilhoso ser seria aquele
que pudesse entender a beleza perfeita
duma flor, e fosse capaz de se pôr em espírito
numa brancura assim, gratuita e perfumada!

Miguel Torga, in "Diário (1941)"

Sem comentários: